Faz alguns anos que os ralis foram “invadidos” por simpáticas criaturas. Elas não são grandes como um automóvel e nem tão pequenas quanto uma motocicleta. São os chamados UTVs.

Traduzindo em miúdos, o UTV é uma espécie de meio termo entre um carro e um quadriclo. Isso porque base e motorização são parecidas com as de um quadriciclo, aqueles veículos com jeitão de moto feitos para trabalho no campo e lazer em trilhas. Entretanto, o UTV conta com uma “gaiola”, uma estrutura tubular que fica em volta da carroceria para proteger os passageiros em capotagens e acidentes. Essa característica, aliás, permite que dois passageiros (piloto e navegador, no caso de ralis) se acomodem no veículo. Assim como os quadriciclos, os UTVs não podem ser emplacados e, portanto, não estão autorizados a circular em vias públicas

A confiabilidade mecânica e o preço estão entre os principais atrativos de quem utiliza um UTV para competir. Alguns já vem “preparados de fábrica” para encarar trilhas e obstáculos complexos com facilidade. Excelente uma relação peso/potência, altura livre do solo e o conjunto de suspensão e amortecedores são feito para suportar impactos. Pneus e rodas também fazem parte do pacote.

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