Elas são femininas, belas, determinadas, aventureiras, e possuem uma característica que costuma intrigar o público masculino, fazem com maestria várias coisas ao mesmo tempo. A velocidade com que pensam e tomam decisões pode ser um dos segredos do sucesso das competidoras do rally cross country.  Em um universo onde os homens são maioria, elas têm feito história e construído um caminho de vitórias e inspirado gerações.

Quem acompanha as etapas do campeonato brasileiro já está acostumado a ver no topo das classificações nomes femininos figurando na relação de campeãs. Em 25 edições, o Rally RN 1500, o Rally do Nordeste, tradicionalmente conta com mulheres no grid de largada nas categorias, motos, UTVs e Carros.

Nesta edição uma estreia feminina na categoria motos vai “acirrar” a disputa entre o público feminino. A publicitária Raquel Stein competirá pela Dimas Matos. Apaixonada por motos, a carioca começou viajando sozinha de moto pelo país, e daí virar a chave para o esporte foi um pulo, e transformou o amor pela vida off road em esporte, e passou a treinar rally. O RN 1500 será sua primeira competição oficial no Cross Country.  O sorriso no rosto, a diversão e a busca por desafios estão presentes na rotina da competidora que fala da expectativa da estreia: “Estou realizando um sonho, com muito frio na barriga  e emoção. Recentemente rodei todo o Brasil de moto, 18.000km sozinha por 100 dias e esse foi o maior desafio da minha vida. Os Rallys entram para superarem esse feito. Escolhi o RN pela rota ser fenomenal, pela energia que o Nordeste me entrega e pelo formato  que tem vários terrenos. Gosto de me pôr à prova e o RN parece estar completo nisso” afirmou Raquel.

A competidora revelou que tem como inspiração uma outra atleta já veterana no RN 1500, Moara Sacilotti. “Ela me inspira há anos. Poder fazer essa prova perto da Moara já é uma super vitória para mim, enfatizou Raquel.

O grande encontro entre Raquel e Moara já tem data e local marcado. 10 de abril em João Pessoa, quando será realizada a 25ª edição do RN 1500. Com mais de 30 anos dedicados ao motociclismo, a trajetória da paulista Moara Sacilotti, ,os títulos conquistados e a postura da competidora  mais que justificam o fato de ser inspiração.  “ Para mim é uma honra ser referência no esporte. Faz 36 anos que me dedico ao motociclismo e saber que sou inspiração para Raquel e outras mulheres é uma realização, é gratificante. Incentivar as mulheres a se desafiarem, a correr atrás dos seus sonhos faz parte do meu trabalho com a Equipe Musa”, destacou Sacilotti.

Com a experiência de ter conquistado o título de vice-campeã mundial de Rally (2013), tricampeã brasileira de Rally (2014), e dois títulos do Rally RN 1500 em 2012 e 2013 na categoria Over 45, a competidora fala do carinho que tem pelo RN. “Minha relação com o 1500 é antiga, comecei a correr em 2007 e desde então não parei. Me apaixonei pela prova, é prazerosa de pilotar e desafiadora. Não é um rally fácil, é difícil tecnicamente, com muita navegação, mas ao mesmo tempo muito gostoso porque os dias não são tão longos e a gente tem tempo de encontrar os amigos”, afirmou .
A representatividade da mulherada também passa pelos boxes, trilhas e pódios do Cross Country. Nos UTVs a catarinense Pâmela Bozzano vem colecionando títulos. A corrida sempre fez parte da vida da competidora que foi atleta de marcha atlética e iniciou a participação em eventos de rally em 2020. No ano passado venceu o RN 1500 e o Jalapão, e agora em 2023 foi a primeira mulher a competir como pilota no Dakar. “O RN 1500 foi minha segunda prova em rallys, comecei em 2020, com bons resultados para equipe, e agora em 2023 espero que seja tão bom quanto ano passado, pois estarei estreando em um carro novo e em uma nova categoria, a UTV2. O RN 1500 é uma prova especial, reforçou Pamela.

A competidora chega a 25ª edição do Rally do Nordeste com a experiência de ter vivido o primeiro Dakar de sua vida, uma prova classificada por ela como espetacular e a mais difícil que já competiu.  “Foi uma experiência única, a prova foi sensacional, a mais difícil com certeza. Infelizmente acabamos não completando o 1º primeiro dia, mas foi de grande aprendizado e experiência para as próximas, finalizou Pamela.
Acelerar é rotina para esse trio que já confirmou presença na 25ª edição do RN 1500 de 10 a 15 de abril, com largada em João Pessoa  na Paraíba e chegada em Guamaré no Rio Grande do Norte.  Agora é esperar a hora da largada e que vença as melhores!

Sobre o RN 1500
Com o mote, 25 edições apresentando o Nordeste para o mundo, o RN 1500, o Rally  do Nordeste chega a sua 25ª edição. A competição, válida pela segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country ocorre de 10 a 15 de abril, e tem largada em João Pessoa. Serão cinco dias de prova com largada promocional, prólogo, quatro etapas, trechos curtos de deslocamentos, especiais de velocidade mais duras, com ótima quilometragem, muita variedade de terrenos, como de praxe, trechos inéditos e trechos compilados de edições anteriores. As inscrições estão abertas no site  rallyrn1500.com.br nas categorias carros, motos e UTVs.

Galeria