Com 300 dias de sol por ano, águas mornas e transparentes e uma imensa faixa de areia, o destino no Nordeste do Brasil consegue reunir inúmeros cenários em um único local.

O Rio Grande do Norte têm forte potencial turístico e atrai mais de dois milhões de visitantes por ano, encantados pela diversidade das belezas naturais e seus mais de 400 km de litoral, águas mornas com temperatura média anual de 27º. São praias, montanhas, sertão e o povo mais acolhedor e hospitaleiro das Américas. Os biomas presentes são a Mata Atlântica, que está distribuído por todo o litoral potiguar e a Caatinga, que ocupa a maior extensão do território do estado. Localizado na região Nordeste do Brasil, ponto da costa brasileira mais próximo dos continentes africano e europeu, e Natal é a capital do estado com aproximadamente oitocentos e noventa mil habitantes, de acordo com o IBGE, em 2020. O estado é formado por cento e sessenta e sete municípios.

Natal é um dos destinos mais belos do país. Alguns de seus cartões-postais imperdíveis são a praia da Ponta Negra, com toda a infraestrutura para um delicioso dia de sol; o Morro do Careca: uma duna com 107 metros de altura, margeada de vegetação nativa e a Via Costeira, com a maior concentração de hotéis e resorts no melhor estilo pé na areia. Com excelentes equipamentos histórico-culturais, como o Forte dos Reis Magos, que recentemente passou por uma reforma.

Na capital, você ainda se delicia com ótimos restaurantes de frutos do mar, principalmente o camarão, símbolo da gastronomia local. Afinal, quem nasce no Rio Grande do Norte é potiguar, e a palavra potiguar significa “comedor de camarão”, em Tupi-Guarani. Natal também é ponto de partida para passeios sensacionais para locais próximos, como Pirangi, onde fica o maior cajueiro do mundo; e no caminho você ainda pode parar na sede do lançamento de foguetes Barreira do Inferno, em Parnamirim/RN.

Badalada praia da Pipa

Em Tibau do Sul, um dos destinos mais visitados do estado é a praia da Pipa, o vilarejo do município de Tibau do Sul, situado apenas a 85 km de Natal. Com natureza espetacular, mar cristalino e recantos muito especiais, como as falésias do Chapadão, a praia de Cacimbinhas, a Praia do Madeiro, a Baía dos Golfinhos e a Praia do Amor. Perfeita para praticar esportes náuticos, Pipa também tem uma vida noturna bem agitada e gastronomia cosmopolita, sem falar na infraestrutura hoteleira com pousadas de charme e que agradam a todos os estilos e gostos.

De buggy pelas dunas

Ao imaginar o Rio Grande do Norte rapidamente nossa mente nos remete a um buggy deslizando enormes dunas de areias brancas e a famosa pergunta do condutor: Com ou sem emoção? Esse é o passeio de buggy, que ocorre tradicionalmente pelas dunas de Genipabu, mas a região ainda guarda outras experiências para desfrutar. Você poderá mergulhar nas suas lagoas de água doce deslizando numa tábua de madeira que parece um tobogã (conhecido como o esquibunda) ou se jogando do alto de uma tirolesa (aerobunda). Genipabu e o litoral Norte é um combo perfeito de diversão, belezas naturais e momentos inesquecíveis.

Piscinas naturais de Maracajaú

Todo mundo fica encantado pelas águas transparentes e mornas de Maracajaú, um destino dos sonhos. A grande presença de corais formam belas piscinas naturais, chamadas por lá de parrachos. Você chega aos locais fazendo um delicioso passeio de barco e depois tem a experiência incrível de mergulhar entre a vida marinha, nas águas que variam entre 26ºC a 28ºC. Estando em Maracajaú, você também não pode perder uma visita à Praia de Maxaranguape e uma escapada a mais dois lugares próximos: a Árvore do Amor e o Cabo de São Roque, esse trajeto pode ser feito de quadriciclo em um dos parques de dunas da região, outro passeio imperdível para quem está desbravando o litoral norte da costa potiguar.

Galinhos: uma península no meio do sertão

Um destino diferenciado de um litoral completamente intocado, situado a 160 km de Natal, por ser uma península, localizada entre o mar e um braço de rio, para chegar à cidade você precisa pegar uma embarcação. A região é mundialmente conhecida pela imensa quantidade de produção de sal. Seu tour tradicional passa por dunas feitas completamente de sal, que mais parece um amontoado de neve. Em Galinhos, você não pode perder as praias de Galos, Capim e a famosa Duna do André que proporciona um espetáculo incrível no pôr do sol. Aproveite também para fazer um passeio de barco com o Júnior Tubarão e ter uma experiência única: gastronomia, natureza e excelentes histórias.

Pôr-do-sol de São Miguel do Gostoso

São Miguel do Gostoso, a 115 km de Natal, é outro destino muito desejado pelos turistas. Perfeito para os dias de calor, Gostoso tem lugares deslumbrantes, seja para apreciar a natureza, ficar à beira- mar ou curtir um lindo pôr do sol. Nossa dica é ficar hospedado no vilarejo por uns dias, para aproveitar com mais calma as paradisíacas praias de Tourinhos, Ponta do Santo Cristo, Xepa e Farol do Calcanhar. E assim vai viver tranquilos dias à beira-mar e uma fabulosa gastronomia.

Desbrave Natal, cidade do Sol, a capital do Rio Grande do Norte

A capital potiguar é a porta de entrada para o mundo de possibilidades que o Rio Grande do Norte oferece. Localizada no litoral do Nordeste Brasileiro, Natal foi fundada no dia 25 de dezembro de 1599, às margens do Rio Potengi. A Cidade do Sol, como é mais conhecida, tem um litoral de águas claras e mornas, dunas e lagoas, um lugar ideal para relaxar, seja com amigos ou com a família.

A praia de Ponta Negra, a mais famosa da cidade, é cenário para o imponente Morro do Careca, cartão postal da cidade e um dos principais pontos turísticos da capital. Lá você encontra diversas barracas e atividades, incluindo aluguel de stand-up paddle e passeios de barco para observar golfinhos. É no bairro de mesmo nome onde se encontra uma ampla infraestrutura de bares, restaurantes e hotéis.

É saindo de Natal, em direção ao litoral norte da capital, que temos outra atração bastante procurada, na praia de Genipabu, com suas dunas internacionalmente conhecidas, acontece o famoso passeio de buggy. Realizado diariamente, é um dos mais requisitados pelos turistas, que podem optar pela versão com ou sem emoção. Você vai se divertir não importa a escolha.

Outra atração muito valiosa em Natal é a visita ao Parque das Dunas, também conhecido por Bosque dos Namorados, é uma reserva de 1.172 hectares de mata atlântica situada no centro da capital. Se você gosta de pedalar, patinar, praticar yoga ou apenas caminhar ao ar livre contemplando a natureza, vale a pena conhecer!

Além de ser uma cidade turística, Natal tem muita história para contar. O roteiro histórico-cultural pode começar com um tour no centro histórico, pelos bairros da Ribeira e Cidade Alta, e ir até a Fortaleza dos Reis Magos, localizada na praia da Redinha e reaberta recentemente para visitação. Há também o teatro Alberto Maranhão, um grande símbolo cultural centenário tombado como patrimônio histórico da cidade de Natal e palco de grandes espetáculos. Outro local que vale a pena conhecer é a Pinacoteca potiguar, que abriga uma grande e importante coleção de arte local, nacional e internacional, prédio histórico que antes era ocupado como sede do governo.

Natal é um destino diverso, seja para relaxar, se divertir com amigos, curtir a cidade a dois, saborear a gastronomia regional, a cidade irá te acolher sempre com muito sol, alegria e hospitalidade.

Rio Grande do Norte – um mundo de possibilidades

Momentos inesquecíveis aguardam os turistas no verão 2023 no Rio Grande do Norte. No litoral sul, verdadeiras experiências exclusivas já estão à disposição dos viajantes. Hospedagens de luxo, passeios e vivências na praia mais badalada do litoral Sul, reduto de belezas naturais, atraem turistas de todo o mundo.

Praticar yoga enquanto aprecia a paisagem da Praia do Madeiro, considerada uma das mais belas do mundo, nadar com golfinhos ou apreciar o pôr do sol ao som de uma boa música instrumental, degustando ostras na Lagoa de Guaraíras, são algumas dicas de como aproveitar esse destino encantador.

Já no litoral norte, teremos pacotes exclusivos com um roteiro sustentável, que preza pela preservação em Galinhos, uma península onde o tempo parece parar, um destino pensado e promovido para que os visitantes apreciem a natureza e a calmaria do lugar, por meio de passeios pelas dunas, manguezais e uma experiência gastronômica com ostras colhidas ao vivo. A praia de São Miguel do Gostoso, famosa por suas festas pé na areia e pelo pôr do sol, também se destaca.

E por falar em festa, o estado tem um calendário repleto de atrações, festivais gastronômicos, de música, de cinema, literários, e três festas de réveillon famosas no Brasil: Lets Pipa, Imagina que Gostoso e o Santé que acontece em Natal.

No interior do Estado, o destaque é o território do Geoparque Seridó, um produto inovador que desde abril de 2022 integra o Programa Internacional de Geociências e Geoparques da Unesco e proporciona experiências de ecoturismo e turismo de aventura, além do turismo cultural.

E tudo isso com conexões diretas, uma vez que o número de voos para o Estado foi potencializado com um acréscimo de seis novas frequências, aumentando a conectividade do Estado com os seus principais mercados emissores nacionais no eixo Sul-Sudeste. Nesse verão, o Rio Grande do Norte te espera de braços abertos!

Galeria