Competidores, equipes e organização destacam importância da prova no campeonato Brasileiro de Rally Cross Country
O RN 1500, O Rally do Nordeste chega a 25 ª edição apresentando as beleza e riquezas de lugares e pessoas do Nordeste para o mundo. A prova, válida pela segunda etapa do campeonato brasileiro de Rally Cross Country, será realizada de 10 a 15 de abril nos Estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Nesta edição a competição terá três cidades sedes, João Pessoa na Paraíba, Acari e Guamaré, ambas no Rio Grande do Norte. Serão cinco dias de competição, 01 largada promocional, 01 prólogo, quatro etapas, trechos curtos de deslocamentos, especiais de velocidade, duras, com muita variedade de terrenos, trechos inéditos e trechos compilados de edições anteriores.
Ao longo de 25 edições, a prova tem revelado grandes competidores, despertado o amor pela velocidade em uns, e em outros, construído pontes e amizades. Faz parte da vida profissional de centenas de pessoas, competidores, colaboradores e amantes do rally que guardam na memória desde a estreia na prova, como também as histórias vividas e alegrias de praticar da única prova que ocorre 100% no nordeste brasileiro, com alta exigência técnica, variedade de terrenos, muita navegação rico de belezas naturais, feita por um povo alegre e acolhedor.
O clima no RN 1500 é de uma confraternização entre as equipes, até porque o formato da prova permite esses encontros. As especiais são teoricamente curtas, terminam ainda com o dia claro, e sempre após cada etapa tem aquela boa e velha resenha. Quem passa pelos boxes encontra os ídolos do rally conversando, rindo e trocando ideias. Chefe da equipe Honda Racing. Dário Júlio viveu essa experiência em 2011 quando estreou no RN. Ele conta que quando competia no Rally de Irregularidade, sempre via o Rally do Nordeste pelas revistas e que queria fazer parte. Anos depois se viu entrando nas revistas. “Tenho um carinho muito grande pelo RN porque foi uma das primeiras provas que participei quando mudei do enduro de irregularidade para o Cross country, então eu me lembro da minha ansiedade para correr essa prova que eu via muito sobre ela nas revistas. Foi um momento muito legal, parecia que eu estava entrando nas revistas. E mais, lá eu estava competindo ao lado dos meus ídolos Jean Azevedo e José Hélio”, relatou Dário Júlio.
O nível técnico da prova, a diversidade de terrenos, a organização, a energia do Kleber Tinoco, organizador da prova, e as belezas do nordeste são unanimidade entre as pessoas que fazem parte da história das 25 edições da competição. “Essa prova além de ser tecnicamente muito forte, apresenta todos os tipos e características de terrenos da região nordeste, explorando todo o potencial do RN e dando oportunidade para que pilotos e competidores testem suas máquinas, as técnicas, e disputem em alto nível a segunda etapa do campeonato Brasileiro, afinal, quem faz Rally Cross Country quer isso, e o RN tem tudo o que nós gostamos” afirmou Adilson Kilca, diretor da Confederação Brasileira de Motociclismo – CBM.
Adilson Kilca trabalha no RN há mais de 15 anos, e diz que ainda fica ansioso para chegar na prova. Ele revela amar o nordeste e possuir um vínculo de família com a organização da prova. “Somos muito bem recebidos aqui pelo Klebinho e toda equipe. O clima é muito bom, ele (kleber) consegue imprimir na prova a essência dele, de paixão pela velocidade, compromisso com as questões técnicas e de segurança, com o Nordeste, com as pessoas, belezas naturais e cultura de uma região. O RN 1500 é uma prova muito especial” afirmou Kilca.
O diretor reforçou ainda que tecnicamente é uma das provas mais completas do campeonato brasileiro, pois é realizada na região do Nordeste que é maravilhosa, mas muito difícil com estradas de terra, piçarras, pedras, serras e dunas. É uma prova que exige do equipamento, do piloto, do navegador.
O Chefe da Equipe Honda, Dário Júlio também destaca o nível técnico no RN. “Chama atenção a variedade de terrenos desse rally. Uma prova de 04 dias, em torno de 1500 kms de especiais, onde a gente encontra de tudo, serra, pedra, lugares de reta de alta velocidade, duna, piso arenoso, trial, descidas e subidas, hora com curva, hora sem curva. É uma prova completa, com muita navegação e isso mede o piloto, mede a equipe, mede o conjunto durante todo o tempo. Então o piloto de rally que vence o RN1500 é realmente um piloto completo, pela característica e exigência da prova”, ressaltou ele.
Haroldo Scipião, diretor da Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA destaca que o RN é o único evento Nacional de Cross Country realizado no Nordeste. “O RN 1500 representa para a CBA uma força grandiosa do promotor Nordestino com sua força e determinação em realizar sempre um evento de qualidade e perfeição como tem sido nos últimos anos, com um nível técnico alto e muito diferenciado, é uma alegria participar das provas e ver o compromisso com a segurança e o nível da competição” afirmou.
O diferencial do RN 1500 está nas pessoas que fazem parte. Se competir é especial, ser da equipe técnica, organizar a prova não é diferente. São meses de trabalho, dedicação e compromisso em realizar a melhor prova da vida de cada um. Hoje o RN 1500 conta com 150 pessoas entre equipe técnica, de trilha, boxes, apoio e comunicação. Temperamentos diversos, unidos por Kleber Tinoco, organizador da prova que com na camaradagem, sorriso largo e muito equilíbrio, coordena a turma e forma verdadeiros fãs do Rally Cross Country. Foi assim com o mecânico Francisco Valdemar Júnior (Magão), com a jornalista Luciana Tio, com o cinegrafista Alessandro Imperial, com Augusto Andrade, Gustavo Crizanto, e tantos outros. Cada um tem um tempo de contribuição e um relacionamento com a prova. Magão começou na edição de 1996, era apoio mecânico da equipe Dunas Motors (concessionária Kia ), depois começou a participar como carro vassoura, fazia um limpa trilha em todo o percurso do rally a procura dos veículos que quebravam, em seguida voltou a fazer apoio mecânico para algumas equipes, depois foi trabalhar fora de Natal, e quando retornou, voltou para o RN 1500. Ele conta que Klebinho não largou mais ele. “Não lembro ao certo de quantas edições participei, já fiz de tudo nessa prova, agora sou coordenador de equipe de apoio junto com Augusto Andrade, gosto demais de fazer parte, é uma agonia danada, mas é bom encontrar os amigos, ter história para contar de uma prova da dimensão que é o RN 1500, declarou Magão.
A 25ª edição do RN 1500 está chegando. Os competidores e a equipe técnica se reencontrarão para escrever novos capítulos na história e memórias nesta que é uma das provas mais charmosas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country.
Programação
12/04 | Primeira Etapa – João Pessoa – PB | Acari – RN
13/04 | Segunda etapa Acari – RN | Acari – RN
14/04 | Terceira Etapa – Acari – RN | Guamaré – RN
15/04 | Quarta Etapa – Guamaré | Galinhos | Guamaré
O 25° Rally RN 1500 é uma realização da KTC Produções e supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo e da Confederação Brasileira de Motociclismo. Patrocínio do Governo do RN – Emprotur, Prefeitura de Guamaré. Apoio Governo da Paraíba, Prefeitura João Pessoa, Prefeitura de Acari, Sebrae RN, Sidy’s TV e parceria da Escola e Escritório, Armação Propaganda, Grupo Gestus Soluções em Gestões, Rádio com, Fonte clara, Brasifort, Geoparque Seridó e Repórter Aventura.
É uma das maiores provas de rally do Brasil. Criado em 1994, considerado o segundo maior rally cross-country do país e um dos mais completos e bem elaborados, pois percorre diversos cenários, como serras, sertões de pedras, dunas e beira mar do estado do Rio Grande do Norte.